KA 101 _ Mobilidade de docentes _ 2019|20

O Programa ERASMUS+ é um programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto.

O nosso Agrupamento tem-se candidatado a diversos projetos, desde Mobilidades de docentes e alunos, tais como projetos de partilha de boas práticas e de conhecimentos. Desde 2018 que o Agrupamento tem recebido escolas e projetos a nível internacional. E estas atividades destinam-se a apoiar os diversos intervenientes na educação, formação, partilha entre jovens e boas práticas desportivas, mas também em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo na formação profissional, educação escolar e de adultos, atividades para jovens e formação no âmbito do desporto amador.

Desde 2018, o Agrupamento apostou nos diversos projetos, como reforço para a dimensão europeia no seu projeto educativo. O AEPA tem como objetivo aumentar e favorecer a integração e os intercâmbios, organizando formação e programas em consonância com os projectos europeus e internacionais. Para além disso, o agrupamento pretende conferir aos seus docentes a possibilidade de desenvolverem competências em ações de qualidade que permitam um desempenho com elevado grau de eficiência e rigor. Para além que é de suma importância a aquisição de novas ferramentas, novas metodologias e a revisão de aprendizagens e materiais para um ensino mais dinâmico e adequado aos nossos dias e padrões da União europeia.

A área de formação e a oferta formativa para os docentes tem vindo a ser diversificada, não só em diversos países da União Europeia, como em plataformas online. É o caso da plataforma E-Twinning ou a busca de formação na plataforma Gateway School.

Assim, o intercâmbio de experiências internacionais perspetiva-se como uma mais valia, na medida em que poderá conceder a esses docentes o contacto com outras realidades de ensino/aprendizagem. O mesmo corpo docente poderá transmitir a experiência a outros colegas (em contexto de disseminação), bem como organizar encontros com a Comunidade Educativa e partilhar o conhecimento adquirido.

Para isso, o AEPA define como necessidade a aprendizagem ao longo da vida no quadro de uma perspetiva pessoal, cívica e social, assente nos seguintes pilares:

- Processo de internacionalização da Escola;

- Desenvolvimento de ações que permitam a aquisição de competências centradas nos alunos e para os alunos;

- Desenvolvimento de ações que permitam a aquisição de competências centradas no pessoal docente e não docente.

O AEPA entende que tem como metas destas ações :

- Desenvolver projetos de mobilidade do pessoal docente, não docente e discente nos diferentes estados membros da União Europeia e restantes países elegíveis. 

- Valorizar as competências dos docentes do Agrupamento no combate ao insucesso e melhoria das médias de qualidade dos alunos, assim como, no enriquecimento das suas competências de ensino/aprendizagem: diretamente aos professores participantes e indiretamente aos restantes professores, através do plano de disseminação, e respetivos alunos.

- Apoiar os docentes no desenvolvimento de metodologias inovadoras e conteúdos baseados nas TIC e em práticas de aprendizagem ao longo da vida. Há diversas formações orientadas para o uso das TIC nas diversas áreas de estudo, para além de que o Futuro está intimamente ligado à literacia da informação e da comunicação, por onde passam muitos desses conteúdos e os quais podem ser uma fonte importante de melhoria, não só nas práticas, como no desenvolvimento do conhecimento dos alunos e dos próprios professores.

- Apoiar a melhoria dos métodos pedagógicos e de gestão escolar. (Os docentes poderão procurar novos métodos pedagógicos, devidamente acreditados pela União Europeia, com o fim de apreender novos conhecimentos. Também poderão rever conhecimentos, melhorar práticas e aprender novas abordagens sobre temas como a comunicação ou aquisição de competências essenciais.)

- Incentivar os docentes na utilização da Plataforma E-Twinning. alguns professores do Agrupamento já são utilizadores da plataforma e já realizaram algumas formações. 


Critérios de seleção para os candidatos de Erasmus +.pdf